2º Encontro Terceira Margem:
Tomar Lugar – Corpo e Performance
A 2ª edição do Encontro Terceira Margem tem como tema Tomar Lugar – Corpo e Performance. Com este projeto a Bienal Internacional de Dança do Ceará amplia sua atuação em direção às artes do corpo, apostando nas potencialidades do campo da performance. O objetivo é ativar a dança em sua relação com outras linguagens, com a cidade, o lugar.
Esse encontro parte da idéia de situação: um lugar acionado, uma ação localizada, dois vetores que colocam a relação do corpo, do movimento e da coreografia numa outra composição com a idéia de lugar. Para constituir um campo mínimo de referências partilhadas, tomamos como idéias norteadoras as seguintes pré-ocupações:
- processo - a arte como processo, como (co-)vivência, como experiência dos sentidos;
- situação: lugares acionados e ações localizadas;
- localização: espaço físico, concreto, ao mesmo tempo atravessado de virtualidades, habitado por ações e hábitos;
- público: qualidade relacional do espaço, capaz de abrigar audiências diversas;
- visibilidade: capacidade de criar enquadramentos, de potencializar a relação entre as coisas, experiências, corpos e afetos;
- performance: relações entre linguagens, emergência de um vetor transdisciplinar, vetor de atravessamento, por dentro, pelas bordas, por fora, dos campos, dos instituídos. A performance como instituinte.
- ação: o que põe em movimento corpos e coisas, lugares e idéias.
O lugar resiste à uma certa idéia do espaço visto como um a priori que antecede toda experiência, com uma existência independente, espaço geométrico, cartesiano, configurado como um conjunto de coordenadas.
O lugar é sempre um espaço concreto, mesmo que atravessado de virtualidades. Um espaço que tem suas características históricas, sociais, subjetivas interferindo em qualquer ação aí realizada. Um espaço que é produzido a partir da ação, espaço relacional, instituinte das condições do que nele age e instituído pelas ações que nele se efetuam.
Foi no meio disso tudo que encontramos um lugar para começar, pra chegar no entre-as-coisas. Nossa ação é só uma forma provisória de instaurar um começo. E é deste lugar que desejamos a todos novos bons encontros!
CIRCULADANÇA
Um programa da Bienal De Par Em Par, de circulação de espetáculos, residências e oficinas pelas diversas cidades do Ceará. Nesta edição contamos com as presenças da Lia Rodrigues Cia. de Danças (RJ), Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia (SP), além dos cearenses Alysson Amancio Cia. de Dança, Cia. Vidança, Paracuru Cia. de Dança, Silvia Moura, Cia. Dos Pés Grandes, Balé Baião Jovem, Cia Arreios, Cia de Dança Ciclos, entre outros.
ler mais
Terceira Margem
A 2ª edição do Encontro Terceira Margem traz a participação de 52 trabalhos de várias partes do País, selecionados a partir da Convocatória 2010, além de companhias, artistas e coletivos locais, nacionais e internacionais convidados pela curadoria do festival. A programação inclui espetáculos, proposições, variações, performances e intervenções urbanas, mostra de vídeos, imagens projetadas e ocupações temporárias de espaços.
ler mais


