Bienal De Par Em Par: três eixos de ações

A Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par teve início em 2008 e formaliza o compromisso do Festival, que acontece nos anos ímpares, em fortalecer a profissionalização da dança no Ceará. Desde 2004, após a quarta edição, a Bienal Internacional de Dança do Ceará vem mantendo projetos de formação nos anos pares, atendendo uma demanda dos artistas da dança no Ceará por ações continuadas na área de formação. Para isso, a Bienal de Dança amplia sua atuação em três eixos de ações:

1. Linhas editoriais Registro, memória e produção de pensamento em dança.

O L H A R C E – A revista de dança do Ceará

Primeira publicação de dança da Bienal, a revista OLHAR traz matérias, entrevistas e artigos de pensadores e pesquisadores de dança do Ceará e do Brasil. O primeiro número foi lançado em dezembro de 2008 e conta com uma versão eletrônica no site olharce.com. O próximo número está com previsão de lançamento em dezembro de 2010, com edição da pesquisadora Thaís Gonçalves.

T E R C E I R A   M A R G E M  – programa de televisão

Importante espaço de reflexão sobre as relações entre corpo, imagem e dança na produção artística, o programa Terceira Margem é exibido pela TV O Povo, filiada à Rede Cultura de Televisão/Fundação Padre Anchieta (SP). Direção geral de Alexandre Veras e Luiz Carlos Bizerril, edição e vinhetas de Marco Rudolf e apresentação de Thaís Dahas. Em 2009 foi produzida uma série de 10 programas. Atualmente o programa está em fase de produção de sua segunda temporada.

  

L I V R O – publicação restrospectiva

Com o desafio de atravessar a escrita da dinâmica dos afetos criada em 15 anos de encontros entre diferentes modos do pensar-fazer dança, o livro é um projeto editorial com lançamento previsto para 2011. A organização é de Rosa Primo (CE) e Thereza Rocha (RJ). A publicação contará com artigos ensaísticos de pensadores brasileiros, entrevistas com coreógrafos internacionais, perfis críticos de artistas que marcam a cena cearense.

 

T R A N S C E – Anais de seminários e palestras

Publicação que traz os artigos dos pesquisadores e artistas que integram a programação de palestras e seminários durante a Bienal de Dança em seus anos oficiais e nos anos pares. O objetivo é disponibilizar as discussões realizadas em cada uma das edições da Bienal, fomentando um pensamento em dança, considerando sua transversalidade com o mundo.

D O C   B i e n a l  – documentário

O DOC Bienal foi produzido e lançado em 2008 para evidenciar questões que surgiram ao longo das edições da Bienal Internacional de Dança do Ceará, pertinentes à dança contemporânea, à interface com outras linguagens e à contemporaneidade. Os temas são apresentados a partir de depoimentos de coreógrafos, pesquisadores e artistas. A direção é do videomaker Alexandre Veras.

2. Circula ações
Circulação de artistas e companhias pelo Ceará e por instituições, projetos e escolas.

CirculaDança

Circulação de companhias cearenses, nacionais e internacionais pelo interior do Ceará, bem como em instituições e centros culturais e projetos sociais da capital e interior, envolvendo residências artísticas e encontros com o público, estimulando a formação dos artistas e de platéia. O objetivo é realizar uma ação mais continuada e sistemática de formação.

Dança em Palavras

Visita de coreógrafos e companhias a instituições culturais, projetos sociais, escolas públicas e privadas, promovendo ensaios abertos, mostras de vídeo e conversas entre os artistas e o público em formação.

3. Diálogos em outros tempos Diálogos com outras linguagens, com outros projetos e com outros continentes.

Encontro Terceira Margem

Programação internacional, realizada nos anos que intercalam a Bienal de Dança, com ações em Fortaleza e cidades do interior, com mostra de vídeos, instalações, intervenções urbanas, mini-cursos, oficinas, residências artísticas, debates, apresentação de espetáculos convidados e seminário seguido de mesa-redonda. O foco é desenvolver um campo de pesquisa e produção que explore a relação entre dança e corpo com as diversas linguagens artísticas e em diferentes suportes de apresentação, como vídeo-dança, performance, artes visuais e novas mídias.

Pontão Terceira Margem

Parceria entre a Bienal Internacional de Dança do Ceará, a Escola de Dança de Paracuru, Vidança e Edisca, o Pontão de Cultura é uma recente conquista que tem como objetivo coordenar diversas ações da Bienal com foco na formação, difusão, pesquisa e produção de videodança no Ceará.

Conexão Cabo Verde

Ampliando fronteiras e relações artísticas com países do hemisfério sul, o projeto Bienal Internacional de Dança do Ceará – CONEXÃO CABO VERDE visa fortalecer processos colaborativos de criação. A Bienal leva para o continente africano companhias e artistas cearenses, brasileiros e também de outros países, com espetáculos, residências artísticas e encontros.

  CIRCULADANÇA

Um programa da Bienal De Par Em Par, de circulação de espetáculos, residências e oficinas pelas diversas cidades do Ceará. Nesta edição contamos com as presenças da Lia Rodrigues Cia. de Danças (RJ), Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia (SP), além dos cearenses Alysson Amancio Cia. de Dança, Cia. Vidança, Paracuru Cia. de Dança, Silvia Moura, Cia. Dos Pés Grandes, Balé Baião Jovem, Cia Arreios, Cia de Dança Ciclos, entre outros.

ler mais

 Terceira Margem

A 2ª edição do Encontro Terceira Margem traz a participação de 52 trabalhos de várias partes do País, selecionados a partir da Convocatória 2010, além de companhias, artistas e coletivos locais, nacionais e internacionais convidados pela curadoria do festival. A programação inclui espetáculos, proposições, variações, performances e intervenções urbanas, mostra de vídeos, imagens projetadas e ocupações temporárias de espaços.

ler mais